Nova Santa Rita inicia vacinação contra a Covid-19

Nova Santa Rita inicia vacinação contra a Covid-19

A quarta-feira, 20 de janeiro, foi marcada por um momento histórico em Nova Santa Rita: o início da vacinação contra o Coronavírus. A primeira pessoa a receber a imunização no município foi a higienizadora da Unidade de Triagem do Covid-19, Thaíse do Erre da Silva. Na sequência, os técnicos em enfermagem do Pronto Atendimento, Lucas Oliveira Xavier e Lauren Andressa Gonçalves Freitas, também receberam a vacina.

As 40 doses, enviadas pelo Governo Federal nesta primeira remessa, são suficientes apenas para a aplicação nos profissionais da saúde, que estão atuando na linha de frente de combate a pandemia na cidade. O envio de novas doses está sendo cobrado pelo Executivo Municipal para que todas as 4 fases da imunização sejam concluídas em toda a comunidade de Nova Santa Rita.

Saiba como será cada etapa de acordo com o Plano de Vacinação contra Covid-19 no município:

1ª Fase: profissionais da saúde, começando pelos que estão atuando diretamente nos casos da doença, seguido pelos demais trabalhadores da área, pacientes acamados e idosos acima de 80 anos;

2ª Fase: idosos com faixa etária entre 60 e 79 anos;

3ª Fase: pacientes com comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC acima de 40).

4ª Fase: trabalhadores da educação, Forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente severa, transportadores rodoviários de carga e trabalhadores do transporte coletivo.

Foto: Alan Cardoso /PMNSR 

Texto: Andréia Pires
Jornalista - MTB 17976/RS

 


Tags: